O Diagnóstico de Câncer e as Possibilidades de Tratamento

Oncologista clínico com formação na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Einstein Hospital Israelita.

Une sua experiência em clínica médica ao cuidado em oncologia, oferecendo uma visão integral da saúde do paciente.

Acredita em uma comunicação clara para munir o paciente de informação de qualidade e aumentar a adesão ao tratamento.

Cuidado Personalizado

Tratamento adaptado às suas necessidades

Acompanhamento Contínuo

Suporte em todas as etapas

O Câncer Tem Cura?

Entenda as possibilidades de tratamento e como a medicina moderna tem avançado no combate ao câncer

Cada paciente é único e, por isso, o oncologista clínico avalia de forma personalizada qual a melhor combinação de terapias, levando em conta características do tumor e o estado geral de saúde.

Tipos de Tratamento do Câncer

A oncologia conta com diferentes recursos terapêuticos, que podem ser usados de forma isolada ou em associação, sempre adaptados às necessidades individuais de cada paciente.

Quimioterapia

Atua destruindo células tumorais em multiplicação. Com acompanhamento adequado, os efeitos colaterais podem ser significativamente reduzidos.

Imunoterapia

Estimula o próprio sistema imunológico a reconhecer e combater as células tumorais. Uma abordagem moderna que tem revolucionado o tratamento.

Terapia-alvo

Atua de forma precisa em alterações genéticas ou moleculares presentes nas células do tumor, preservando as células saudáveis.

Hormonioterapia

Indicada em tumores que dependem de hormônios para crescer, como alguns tipos de câncer de mama e próstata.

Radioterapia

Utiliza radiações ionizantes para destruir células cancerosas de forma localizada, preservando ao máximo os tecidos saudáveis.

Cirurgia

Uma das formas mais eficazes de agir em tumores localizados, geralmente combinada com outros tratamentos.

Cada paciente é único

O câncer não é uma doença única, mas um conjunto de diferentes condições. Por isso, o tratamento precisa ser individualizado.

Com opções como quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, hormonioterapia e cirurgia, cada paciente pode receber um plano de cuidados adaptado às suas necessidades.

Controle de Efeitos Colaterais

Os efeitos da quimioterapia podem incluir fadiga, queda de cabelo e alterações gastrointestinais. No entanto, com acompanhamento contínuo e recursos modernos, é possível reduzir significativamente esses efeitos.

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre tratamentos oncológicos

Quais são os principais tipos de tratamento para o câncer?

Os tratamentos mais comuns incluem quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, hormonioterapia e cirurgia. A escolha depende do tipo de tumor, estágio da doença e características individuais do paciente. Muitas vezes, essas terapias são combinadas para aumentar a eficácia do tratamento.

A imunoterapia estimula o próprio sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células tumorais. É uma abordagem moderna que tem revolucionado o tratamento de diversos tipos de câncer, oferecendo resultados promissores com perfil de efeitos colaterais diferente da quimioterapia tradicional.

Não necessariamente. A queda de cabelo depende do tipo de medicamento utilizado e da dose. Alguns quimioterápicos não causam alopecia, enquanto outros podem causar apenas afinamento dos fios. Seu oncologista pode informar sobre os efeitos esperados do seu tratamento específico.

A duração varia muito conforme o tipo de câncer, estágio da doença e resposta ao tratamento. Pode variar de algumas semanas a vários meses ou anos. O oncologista estabelece um plano terapêutico individualizado e acompanha a evolução, fazendo ajustes quando necessário.

Muitos pacientes conseguem manter suas atividades profissionais durante o tratamento, especialmente com ajustes na rotina e horários flexíveis. Isso depende do tipo de tratamento, dos efeitos colaterais e da natureza do trabalho. O importante é conversar com seu médico para avaliar cada caso individualmente.

Atualmente existem diversos recursos para controlar efeitos colaterais, incluindo medicamentos antieméticos para náuseas, fatores de crescimento para proteger a medula óssea, e suporte nutricional. O acompanhamento próximo permite ajustes rápidos no tratamento quando necessário.

CRM: 193.026

Conselho Regional de Medicina

RQE: 138.591 / 138.592

Registro de Qualificação de Especialista

Sobre o Dr. Paulo Franzoni

Oncologista clínico com formação na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e no Einstein Hospital Israelita.

Une sua experiência em clínica médica ao cuidado em oncologia, oferecendo uma visão integral da saúde do paciente.

Acredita em uma comunicação clara para munir o paciente de informação de qualidade e aumentar a adesão ao tratamento.

Formação de Excelência

Santa Casa de São Paulo e Hospital Israelita Albert Einstein

Cuidado Humanizado

Atendimento personalizado focado no bem-estar do paciente

Nossa Localização

Agende sua Consulta

Entre em contato para agendar uma consulta ou tirar suas dúvidas

E-mail

franzoni.paulo@gmail.com

Localização

São Paulo, SP